quinta-feira, 28 de julho de 2016

MESOPOTÂMIA : Plano de aula e Atividades


Componente curricular: História             
Professor: Gideone Lima
Turma: 6º ano
 Tema: Localização, História, cidadania e cultura das civilizações Mesopotâmicas.  
 Objetivos:
·         Compreender as civilizações antigas como berço do modelo das sociedades atuais;
·         Caracterizar os diferentes povos que formaram as civilizações mesopotâmicas;
·         Descrever a cultura, a religião e os conhecimentos científicos dos povos da Mesopotâmia.

 Metodologia:
Retomar com os alunos alguns pontos sobre evolução cultural, sedentarismo,  surgimento das primeiras sociedades complexas e consequentemente o surgimento  das primeiras civilizações.
Localizar no mapa, a região do Crescente Fértil e instigar os alunos a refletirem sobre as razões, pelas quais, os seres humanos escolheram viver perto dos grandes rios, estabelecendo relações entre o sedentarismo e a necessidade de regras para o  convívio social.

Recursos didáticos:
Atlas atual, imagens das regiões em obras antigas e fotos atuais, computador, data show,  papel, massa de modelar, canetas, giz, textos e livros.

Avaliação:
A avaliação ocorrerá segundo a participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura, interpretação de texto, respostas aos roteiros e quadros comparativos.

Material de Apoio

Roteiro de Atividades

 A fonte 1 foi extraída do Código de Hamurabi, que é um dos mais antigos da humanidade; já a fonte 2 é um trecho do código penal brasileiro dos dias atuais. Com base na leitura dos textos, responda as questões de 1 a 5.

Fonte 1
Código de Hamurabi
1º - Se alguém acusa um outro, lhe imputa uma suspeita, mas não pode dar a prova disso, aquele que acusou, deverá ser morto.
8º - Se alguém rouba um boi ou uma ovelha ou um asno ou um porco ou um barco, se a coisa pertence ao Deus ou a Corte, ele deverá dar trinta vezes tanto; se pertence a um liberto, deverá dar dez vezes tanto; se o ladrão não tem nada para dar, deverá ser morto.
                                                                                       Disponível em:www.dhnet.org.br/direitos/anthist/hamurabi.htm
Fonte 2
Código Penal brasileiro
Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.
Disponível em: www.jusbrasil.com.br/topicos/10619340/artigo-157-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940

1) Como o Código de Hamurabi punia um homem  que acusava outro de ter cometido crime, mas não conseguia provar?

 2) Lendo o paragrafo 8 do código de Hamurabi, percebe-se que, pessoas de diferentes grupos sociais eram tratadas de modo desigual. Explique esta distinção entre os grupos.

3) Como uma pessoa que calunia a outra, acusando-a injustamente  de ter cometido um crime, é punida na sociedade brasileira de hoje?

4) E o roubo, como é punido na sociedade brasileira?

5) Compare a punição dada a um roubo na Mesopotâmia de Hamurabi com a punição dada a quem comete esse crime no Brasil de hoje.

6) complete o quadro abaixo sobre os povos da Mesopotâmia.
CIVILIZAÇÕES
SUMÉRIOS
ACÁDIOS
AMORITAS
ASSÍRIOS
CALDEUS
LOCALIZAÇÃO





POLÍTICA





ECONOMIA





RELIGIÃO





CRIAÇÕES






7)Elabore  uma linha do tempo em ordem cronológica, com o período do predomínio  de cada povo da mesopotâmia, contendo as informações abaixo:
Título da linha do tempo:
Período de domínio:
Localização:
Principais realizações:

8)Faça uma pesquisa buscando responder as questões abaixo e organize uma apresentação contendo informações e imagens.
a) O que eram os zigurates?
b) Quais eram as funções do zigurate?
c) Como eram os zigurates?
d) Onde estavam localizados os zigurates?
e) Por que os zigurates eram importantes para os mesopotâmicos?

9)No final das apresentações os alunos poderão montar um mural com a impressão de todos os trabalhos realizados.

Referencias:
PELLEGRINE; Marco César. DIAS; Adriana Machado. GRINBERG; Keila. Vontade de Saber História, 6º ano, 3. Ed.- São Paulo: FTD, 2015.

AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37662. Acesso em 28 de Julho de 2016 as 19:03.

3 comentários:

  1. 10 Best Sports toto: Football, Tennis, Basketball, Ice Hockey - Sporting
    10 Best Sports toto: Football, Tennis, Basketball, 에볼루션 바카라 Ice Hockey, 카지노 Basketball, 사설 토토 사이트 Ice 온라인 카지노 사이트 추천 Hockey. The Sporting 포커 100 Group offers 100 percent online

    ResponderExcluir