Componente
curricular: História
Professor:
Gideone
Lima
Turma:
6º
ano
Tema:
Localização,
História, cidadania e cultura das civilizações Mesopotâmicas.
Objetivos:
·
Compreender as civilizações antigas como
berço do modelo das sociedades atuais;
·
Caracterizar os diferentes povos que
formaram as civilizações mesopotâmicas;
·
Descrever a cultura, a religião e os
conhecimentos científicos dos povos da Mesopotâmia.
Metodologia:
Retomar com os alunos alguns pontos sobre evolução cultural,
sedentarismo, surgimento das primeiras
sociedades complexas e consequentemente o surgimento das primeiras civilizações.
Localizar no mapa, a região do Crescente Fértil e instigar os alunos a refletirem
sobre as razões, pelas quais, os seres humanos escolheram viver perto dos grandes
rios, estabelecendo relações entre o sedentarismo e a necessidade de regras
para o convívio social.
Recursos didáticos:
Atlas atual,
imagens das regiões em obras antigas e fotos atuais, computador, data show, papel, massa de modelar, canetas, giz, textos
e livros.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá
segundo a participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura,
interpretação de texto, respostas aos roteiros e quadros comparativos.
Roteiro de Atividades
A
fonte 1 foi extraída do Código de Hamurabi, que é um dos mais antigos da
humanidade; já a fonte 2 é um trecho do código penal brasileiro dos dias
atuais. Com base na leitura dos textos, responda as questões de 1 a 5.
Fonte 1
Código de Hamurabi
1º
- Se alguém acusa um outro, lhe imputa uma suspeita, mas não pode dar a prova
disso, aquele que acusou, deverá ser morto.
8º
- Se alguém rouba um boi ou uma ovelha ou um asno ou um porco ou um barco, se a
coisa pertence ao Deus ou a Corte, ele deverá dar trinta vezes tanto; se
pertence a um liberto, deverá dar dez vezes tanto; se o ladrão não tem nada
para dar, deverá ser morto.
Fonte 2
Código Penal brasileiro
Art.
138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena
- detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
Art.
157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave
ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido
à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e
multa.
Disponível em: www.jusbrasil.com.br/topicos/10619340/artigo-157-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940
1) Como o Código de Hamurabi punia um
homem que acusava outro de ter cometido crime, mas não conseguia provar?
2) Lendo o paragrafo 8 do código de
Hamurabi, percebe-se que, pessoas de diferentes grupos sociais eram tratadas de
modo desigual. Explique esta distinção entre os grupos.
3) Como uma pessoa que calunia a outra,
acusando-a injustamente de ter cometido
um crime, é punida na sociedade brasileira de hoje?
4) E o roubo, como é punido na sociedade
brasileira?
5) Compare a punição dada a um roubo na
Mesopotâmia de Hamurabi com a punição dada a quem comete esse crime no Brasil de
hoje.
6) complete o quadro abaixo sobre
os povos da Mesopotâmia.
CIVILIZAÇÕES
|
SUMÉRIOS
|
ACÁDIOS
|
AMORITAS
|
ASSÍRIOS
|
CALDEUS
|
LOCALIZAÇÃO
|
|||||
POLÍTICA
|
|||||
ECONOMIA
|
|||||
RELIGIÃO
|
|||||
CRIAÇÕES
|
7)Elabore
uma linha do tempo em ordem cronológica, com o período do
predomínio de cada povo da mesopotâmia, contendo as informações abaixo:
Título da linha do tempo:
Período de domínio:
Localização:
Principais realizações:
8)Faça uma pesquisa buscando responder
as questões abaixo e organize uma apresentação contendo informações e imagens.
a) O que eram os zigurates?
b) Quais eram as funções do zigurate?
c) Como eram os zigurates?
d) Onde estavam localizados os
zigurates?
e) Por que os zigurates eram importantes
para os mesopotâmicos?
9)No final das apresentações os alunos
poderão montar um mural com a impressão de todos os trabalhos realizados.
Referencias:
PELLEGRINE;
Marco César. DIAS; Adriana Machado. GRINBERG; Keila. Vontade de Saber História, 6º ano, 3. Ed.- São Paulo: FTD, 2015.
AS CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37662.
Acesso em 28 de Julho de 2016 as 19:03.
muito bom
ResponderExcluirCadê as respostas?
ResponderExcluir10 Best Sports toto: Football, Tennis, Basketball, Ice Hockey - Sporting
ResponderExcluir10 Best Sports toto: Football, Tennis, Basketball, 에볼루션 바카라 Ice Hockey, 카지노 Basketball, 사설 토토 사이트 Ice 온라인 카지노 사이트 추천 Hockey. The Sporting 포커 100 Group offers 100 percent online