domingo, 23 de junho de 2013

Revolução Francesa: Resumo e Questões para o oitavo ano

É resultado do descontentamento da maioria da população contra os privilégios da alta burguesia, nobreza e clero. Sob o absolutismo de Luís XVI, dos Bourbon, domina a desigualdade civil e uma profunda crise financeira. 

ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO

No final do século XVIII a França é ainda um país agrário mas com industrialização incipiente. A burguesia acumula dinheiro e começa a ambicionar também o poder político.

A sociedade está dividida em três grupos básicos. O clero é o Primeiro Estado, a nobreza, o Segundo, e os cerca de 95% restantes da população, que inclui desde ricos comerciantes até camponeses, formam o Terceiro Estado. E é este último que, estimulado pelos ideais iluministas de liberdade e igualdade, se revolta contra os privilégios da minoria. 

Desde o reinado de Luís XIV, o “Rei Sol”, a França encontra-se carregada de dívidas decorrentes das guerras de conquista da monarquia e da manutenção de uma corte pomposa, rodeada de uma nobreza parasitária. 
Nobreza – Formada por 2,5% de uma população de 23 milhões de habitantes. Não paga impostos e tem acesso aos cargos públicos. Subdivide-se em: alta nobreza, cujos rendimentos provêm dos tributos senhoriais, pensões reais e dos cargos na corte; nobreza rural, que possui direitos de senhorio e de exploração agrícola; e nobreza burocrática, de origem burguesa, com altos postos administrativos. 

Clero – Engloba 2% da população total e também é isento de impostos. Apresenta um grande desnível entre o alto clero, de origem nobre e grandes rendimentos provenientes das rendas eclesiásticas, e o baixo clero, de origem plebéia, reduzido à subsistência. 
Terceiro Estado – Formado por 95% da população, engloba a burguesia, os artesãos, o proletariado industrial e o campesinato. A burguesia é composta por fabricantes, banqueiros, comerciantes, advogados, médicos. Os burgueses têm poder econômico, principalmente por meio da indústria e das finanças, mas é igualada ao povo, dentro do Terceiro Estado, sem direito de participação política, liberdade econômica e ascensão social.
Propagação de ideais democráticos – Os cafés, clubes e lojas maçônicas se convertem em centros de discussão das doutrinas iluministas, favoráveis à liberdade individual e à forma democrática de governo. Participam nobres, membros do baixo clero e burgueses liberais, como Lafayette, Mirabeau, Felipe de Orleans, Talleyrand e Sièyes.

Reinado de Luís XVI – Começa em 1774, num quadro de agravamento da crise financeira e das tensões sociais. O rei Luís XVI nomeia o fisiocrata Turgot para ministro da Fazenda com a missão de realizar reformas que detenham a crise financeira. Mas as tentativas são barradas pela ação das classes privilegiadas. Em 1788, diante da bancarrota do Estado, o rei convoca a Assembleia dos Estados Gerais.


ESTADOS GERAIS

Constituídos por representantes dos três Estados, são convocados em 1788 depois de 174 anos de inatividade. A convocação resulta do fracasso da Assembleia dos Notáveis, reunida pela monarquia em 1787 para resolver a crise financeira. Formada principalmente por nobres, a Assembleia dos Notáveis recusa qualquer reforma contra seus privilégios. Para a Assembleia dos Estados Gerais são eleitos 291 deputados do clero, 270 da nobreza e 610 do Terceiro Estado, dos quais a maioria é burguesa.


ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE

Os Estados Gerais começam seus trabalhos em maio de 1789. A divisão no clero e na nobreza reforça o Terceiro Estado, que pretende ir além das reformas financeiras pretendidas pela monarquia. Para garantir sua maioria, a nobreza quer que a votação seja feita por classe. 

O Terceiro Estado quer a votação por cabeça e consegue, para esse propósito, o apoio dos representantes do baixo clero e da pequena nobreza. A disposição da burguesia em liquidar o absolutismo e realizar reformas políticas, sociais e econômicas conduz, em junho de 1789, à proclamação em Assembléia Constituinte.


QUEDA DA BASTILHA

Em julho de 1789 a população se envolve ativamente nas mudanças preconizadas pela Assembléia Constituinte. Revoltas populares em Paris e no interior, causadas inicialmente pelo aumento do preço do pão, culminam no dia 14 com a tomada da Bastilha, prisão que simboliza a tirania absolutista.

O governador da prisão e os guardas são massacrados pelo povo e todos os prisioneiros são libertados. Formam-se a Guarda Nacional, com milícia de cidadãos, e as comunas como novas divisões administrativas. Grande parte da nobreza emigra. Em 4 de agosto de 1789 a Constituinte abole o sistema feudal.

Declaração dos Direitos do Cidadão – É aprovada pela Assembléia Constituinte em 26 de agosto de 1789, inspirada na declaração norte-americana, e diz que a propriedade privada é inviolável e sagrada. Também institui a igualdade jurídica e a liberdade pessoal para todos os homens de todas as regiões do mundo.


QUESTÕES:


1-Quais as reivindicações do terceiro estado? 

2-Cite um direito estabelecido pela Declaração que ainda hoje é desrespeitado nas sociedades. 

3-Faça uma pesquisa em livros, revistas ou na internet procurando identificar as diferenças fundamentais entre um partido de esquerda e um partido de direita.

4-Por que a guilhotina era considerada um terror para os aristocratas? 

5-O processo revolucionário francês alterou o sistema político europeu, desestruturou o Antigo Regime, em praticamente toda a Europa, e repercutiu em escala planetária. No fi nal do século XVIII, a ampliação dos direitos humanos, o discurso democrático e a liberdade de imprensa modifi caram valores e mentalidades. Nesse contexto, O Golpe do Dezoito de Brumário representou:
a) o início da Revolução Francesa de 1789, com a execução do rei Luís XVI na guilhotina e o fim do sistema feudal.
b) a decretação da igualdade de todos perante a lei, com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
c) a queda do governo de Robespierre, líder dos jacobinos.
d) o término das agitações do processo revolucionário em 1799, através da ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, apoiado pela alta burguesia francesa, que estava temerosa com as agitações que ameaçavam suas propriedades.
e) o início do governo do Diretório, quando o povo foi obrigado a depor suas armas e  asconquistas populares dos jacobinos foram anuladas.

6-Leia o texto a seguir:

Sobre a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, o historiador inglês Eric Hobsbawm escreveu: “Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária”.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções

Sobre a frase de Hobsbawm e a Revolução Francesa, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

( ) Em 14 de julho de 1789, a população, insufl ada pela burguesia, avançou para a fortaleza da Bastilha, a prisão política símbolo do Absolutismo, enquanto, na zona rural, os camponeses invadiam e saqueavam os castelos, executando as famílias dos senhores feudais numa vingança acumulada por séculos de opressão e de exploração.
( ) Diante da Noite do Grande Medo, a nobreza iniciou a fuga para o exterior. O rei Luís XVI, em contato com os emigrados franceses e seus aliados na Áustria, iniciou a conspiração para invadir a França, derrubar o governo revolucionário e restaurar o Absolutismo.
 ( ) Para organizar a contrarrevolução, o monarca fugiu da França para a Prússia, terra de sua esposa Maria Antonieta, mas, no caminho, a família real foi reconhecida, presa e enviada a Paris. Na batalha de Valmy, as tropas austríacas e prussianas, na defesa do Absolutismo, derrotaram o exército francês, liderado pelos jacobinos, o que provisoriamente fortaleceu o rei.
( ) Com a implantação da Constituição de 1791 estabeleceu-se a Monarquia Constitucional Parlamentarista, ou seja, o monarca ficaria limitado pela atuação do Poder Legislativo (Parlamento), enquanto o voto tornou se censitário, isto é, baseado na renda, o que significou que o poder continuou nas mãos de uma minoria, de uma parte privilegiada da burguesia, ou
seja, a prerrogativa do nascimento deu lugar aos privilégios dos capitalistas.

Marque a alternativa que apresenta sequência correta:
a) V - V - V - V.     b) V - V - F - V.            c) F - V - F - V.     d) F - V - V - F.          e) F - F - V - V.

7-Explique quais as consequências do Bloqueio Continental para Portugal e para o Brasil.

8-A concepção de partidos políticos de ideologias de direita, de centro e de esquerda surgiu com a Revolução Francesa. Descreva os grupos que faziam parte da direita, do centro e da esquerda e suas posições políticas.

9-Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:

a) a Revolução ocorreu devido à insatisfação popular, pois os privilégios da nobreza e do clero eram sustentados pelo povo.
b) as ideias iluministas tiveram grande influência no pensamento dos revolucionários, impulsionando-os a lutarem por um governo republicano.
c) a Bastilha era uma fortaleza-prisão que simbolizava a opressão do rei. No dia 14 de julho de 1789, ocorreu a invasão dessa prisão, o que caracterizou um rompimento com o Antigo Regime e a declaração de luta contra ele.
d) a grande massa populacional, composta de trabalhadores, de desempregados e de pequenos proprietários, teve participação no processo revolucionário e ocupou o poder por um longo período.
e) a base da Constituição francesa era a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabelecia a igualdade civil e a separação dos poderes, ideário do iluminista Montesquieu.

10-A França pré-revolucionária era caracterizada como uma sociedade com privilégios de nascimento e de posição social. Destaque dois privilégios do clero e da nobreza.

11-Explique como era a organização política da França pré-revolucionária.

12-Que fatores provocaram a violenta crise financeira que abalou a França ao fi nal do século XVIII?

13-Conceitue o termo “revolução”.

14-Cidadania, democracia, divisão em 3 poderessão expressões que adquiriram o seu significado moderno a partir da Revolução Francesa. O que você entende por cidadania? 

15-Qual foi o período mais radical da Revolução Francesa? Por quê? 


Referências:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania 8º ano São Paulp: FTD, 2009. ( COLEÇÃO História: Sociedade e cidadania) 
SITES:
www.mundovestibular.com.br




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