Objetivos
·
Identificar
as diferenças entre o projeto de república que se pretendia construir e as
demandas sociais.
·
Analisar os levantes como uma forma legítima
de pressão e compreender que suas definições estão atreladas a interesses de
grupos sociais.
Conteúdos
·
Movimentos
sociais republicanos, Imigração e Racismo
Material necessário
·
Capítulo 5 do Livro
História Sociedade e Cidadania
O que fazer?
·
Elaborar
um quadro espacial, social e cronológico do Brasil na passagem do século XIX
para o XX.
Os grupos devem estudar os movimentos, procurando:
·
Identificar
relações entre o movimento migratório, substituição da mão de obra escrava e
políticas de caráter racistas no período estudado;
·
Descobrir
o que era o Brasil no início do século XX,
se era um novo país republicano ou um conjunto de revoltas que demonstravam
descontentamento, ou ambas as coisas;
·
Verificar
a importância da religiosidade na organização da Guerra do Contestado e de
Canudos;
·
Analisar
o comportamento das elites econômicas, políticas e religiosa no episódio da
guerra de Canudos;
·
As
contribuições dos movimentos sociais para a realização do projeto republicano,
·
Levando
em consideração o trecho da Constituição, todos devem explicar individualmente, levando em conta a época e os movimentos,
qual o sentido de "união
indissolúvel" e o que quer dizer "todo poder emana do povo.
Obs:
Todas as proposições devem ser socializadas, ou seja, vocês vão precisar
apresentar os resultados aos colegas. A fim de contribuir para entendermos o quadro
de insatisfação social de um país que
ainda não se via como tal.
Boulos Júnior, Alfredo
História sociedade e Cidadania – Edição reformulada, 6º ano/
Alfredo Boulos Júnior. – Ed. São Paulo: FTD, 2012.
http://revistaescola.abril.com.br/ Acesso em 17/02/2014 às 22:35
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