domingo, 9 de março de 2014

Brasil da Primeira República ou República Velha





Outras Denominações do Período: República Velha e República Oligárquica.

Duas fases políticas: 
·         República da Espada (1889-1894).
·         República das Oligarquias (1894-1930).

República da Espada (1889-1894)

- Instalação do Governo provisório pelos militares comandados por Marechal Deodoro da Fonseca (primeiras medidas):
·         Cidadania brasileira aos imigrantes à incentivo a imigração.
·         Banimento da família Real do Brasil.

- Política do Encilhamento à criada por Rui Barbosa à incentivo ao crescimento econômico do país com empréstimos em condições especiais (prazos expandidos e juros baixos) à acaba por ser um tremendo fracassoà Resultado: inflação, falência de muitas empresas, quebra da Bolsa de Valores e depressão econômica generalizada.

- Constituinte à Promulgação da Constituição em 1891 à Ideais da Constituição dos EUA e do positivismo (ordem e progresso) à Principais medidas da 1ª constituição republicana:
·         Liberal, direito à igualdade, à liberdade, à propriedade privada.
  • República Federativa Presidencialista à Mandato de: Presidente 4, Câmara de Deputados 3, e Senado 9 anos.
  • Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Independentes entre si. Extinção do Poder Moderador.
  • Províncias passam a ser Estados e ganham autonomia em relação ao Governo Central.
  • Voto censitário é extinto. O direito ao voto, aberto, foi dado aos homens maiores de 21 anos alfabetizados.
·         Separação entre Igreja e Estado. Liberdade religiosa. Registro civil do casamento, certidões de óbito e nascimento.

- Abdicação de Deodoro à Novembro de 1891 à Assume Marechal Floriano Peixoto à centralização política e comando militar rigoroso. Enfrentou e venceu a Revolta da Armada e Federalista.

República das Oligarquias (1894-1930)

- Eleição de Prudente de Moraes à Política do Café do com Leite – Controle do governo pelas Oligarquias Mineira e Paulista, respectivamente representados pelo Partido Republicano Mineiro (PRM) e Partido Republicano Paulista. (PRP). Os dois partidos eram os maiores do país e se aliavam para eleger um candidato, revezando-se no poder no poder. O nome política do Café-com-leite é simbolicamente atribuído ao Café (São Paulo) e Leite (Minas Gerais), no entanto, o segundo maior produtor de café do Brasil era Minas Gerais e as oligarquias que comandavam esta política eram as cafeeiras.

- Campos Sales à Instaura a Política dos Governadores. Consistia no apoio dos governados ao presidente e do presidente aos governadores independente de partidos políticos.

- Coronelismo à poder local nas mãos de um ou mais homens, normalmente proprietários das grandes lavouras (os coronéis) àEstabelecem os currais eleitorais.

 - Voto de Cabresto à Como o voto era aberto, se votava de acordo com os interesses, favores e obrigações de cada eleitor para os candidatos em sua região. Revoltas sociais contra o controle das Oligarquias acontecem durante todo o período da “República Velha”.

Economia

Desvalorização do café, nosso principal produto de exportação no início do século XX à Crise das Oligarquias.
·         Convênio de Taubaté à “socialização das perdas do café.” à o governo compraria o excedente de café.
- Açúcar, Cacau e Borracha também contribuíam com a pauta de exportações.
- Surto industrial de 1907 a 1920, especialmente durante a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) àsubstituição das importações.


Revoltas Sociais na República Velha

Para grande parte da população a mudança da monarquia para a República não significou melhoria das condições de vida. As revoltas, os movimentos messiânicos eram uma forma de resistência dos camponeses pobres contra a estrutura social e econômica excludente e, ausência de liberdade política.
Nas cidades e no campo contestava-se a república das Oligarquias devido a: fome, miséria, epidemias, desigualdade social, terras. Vários desses movimentos acabam por serem liderados por líderes messiânicos como Antônio Conselheiro (Canudos), José Maria (Contestado) e Padre Cícero (Juazeiro).

Revolta da Vacina à Rodrigo Alves – Afonso Pena (1902-1906) à Paulista à Processo de modernização e saneamento.Pereira Passos (prefeito do Rio de Janeiro) à modernização do centro da cidade à reorganização urbana do Rio de Janeiro à Aumento das favelas.
Osvaldo Cruz à Combate febre amarela, (matadores de mosquito) varíola e peste bubônica. Campanha da Vacina Obrigatória acaba por gerar a Revolta da Vacina à Confronto por vários dias entre a população de baixa renda com a polícia.

Revolta da Chibata à líder João Cândido (almirante negro) à lutavam contra o fim dos castigos físicos na Marinhaà os marinheiros assumiram o comando de navios e ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro à o governo entra em acordo com os revoltosos e acabam eliminando os castigos corporais da Marinha, no entanto, os revoltosos são traídos e expulsos da marinha, outros foram presos e alguns fuzilados.

Canudos àLocal: sertão da Bahia à Data: formação do arraial em 1893/ guerra de Canudos em 1896-1897 àCanudos, arraial de Belo monte, é uma cidade que surge no sertão da Bahia sob o comando do Padre Antônio Conselheiro. A cidade vivia num regime de anarquia em relação a República. Existia por conta própria e num regime comunitário de trabalho, de modo que atraía muitos sertanejos.
A cidade cresceu (20 mil habitantes) e despertava a atenção dos governantes da Bahia e do governo central que achavam que sua destruição fosse necessária porque estava retirando trabalhadores das fazendas dos grandes latifundiários.  Iniciam-se várias expedições para tentar acabar com a cidade, até que em 1897 depois de longas batalhas ao longo dos anos, vencendo as expedições enviadas pelo governo baiano, Canudos sucumbe para a 4ª expedição das tropas da República, restavam apenas 4 sobreviventes na cidade.

Contestado à Local: Divisa entre Santa Catarina e Paraná. à Data: Entre 1912 e 1916 à Mais uma vez entram em conflito os miseráveis, desempregados e sem-terra que contestam o poder local e federal promovendo conflito entre eles. Liderados pelo padre José Maria inicia-se longos anos de enfrentamento pelo direito a terra e que termina com o total aniquilamento dos revoltosos pelas mãos do governo.

Ainda durante o governo de Hermes da Fonseca (1910-1914) aconteceram:

O Cangaço à Os cangaceiros são homens que levavam a vida com roubos e pilhagens no sertão nordestino dos fins do século XIX até 1940.
O cangaço espalhava simpatia e medo entre a população nordestina, vivia em luta contra os “volantes”. Não possuíam nenhum projeto de transformação social e suas aventuras eram movidas por interesses próprios àvinganças, enriquecimento, etc.
O bando mais famoso foi o de lampião.

Movimento Tenentista à Jovens militares e civis à Abalam o regime oligárquico ao defenderem fim do voto de cabresto, moralização do exército, saída das Oligarquias do poder.

Coluna Prestes à Luís Carlos Prestes e Miguel Costa (percorreram 25.000 km pelo país, se refugiaram na Bolívia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário